23.84°C Tuparendi

Informativo da Municipalidade de Novo Machado

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
6 - 1

Curso de Patchwork em parceria com SENAR e Sicredi

A Prefeitura de Novo Machado, através da Assistência Social,  em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o apoio do Sicredi,  formou mais uma turma no curso de patchwork. O curso, foi concluído neste primeiro semestre no Centro de Convivência Mundo Melhor de Vila Pratos, com  aulas teóricas e práticas.

De acordo com a instrutora, durante o curso, foram desenvolvidas técnicas de traçado e cópia de moldes para peças decorativas e peças utilitárias, classificação e característica dos tecidos e linhas, cálculos da metragem, preparo do tecido, disposição dos moldes sobre o tecido e corte do tecido, alinhavo e costura, uso adequado do ferro de passar roupas e cuidado com os tecidos.

O curso teve a participação de mulheres do Distrito que acrescentaram um novo aprendizado em seus currículos, objetivando mais uma possibilidade de aumentar a renda familiar.

“Serve, também, para terapia ocupacional e entrosamento em grupos de amizade, enfim, consiste na satisfação pessoal por aprender, criar e produzir”, afirmou a Assistente Social do Município.

 

Reunião do Conselho  de Desenvolvimento Agropecuário debateu assuntos relevantes para o setor

Foi realizada no dia 6 de julho,  a terceira reunião do ano de 2022 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário do município de Novo Machado.

Na oportunidade debateu-se sobre a aprovação da autorização dos dados da estiagem, a listagem dos produtores que fizeram pedidos de milho/sorgo nas etapas safra e safrinha 2022/23, e um debate sobre construir o Regimento Interno do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.

Logo após o Escritório Municipal da Emater de Novo Machado com o Engenheiro Agrônomo Leandro Seger, seguiu com o tema referente a conclusão da safra verão 2021/2022.  Foram apresentados dados e explanação da matéria com o conselho, para posterior confecção de um laudo de declaração de perdas em função da estiagem para os produtores que necessitarem de prorrogação de dívidas em bancos e outras atividades. Após, foram apresentados alguns dados sobre o Plano Safra aos conselheiros.

 

Melhorias em estrada de Esquina Machadinho.

A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da Secretaria  de Obras, esteve realizando a manutenção da estrada de acesso da comunidade de Esquina Machadinho no sentido a Sede do Município. Em virtude da deterioração da via pública tendo como o principal fator as condições climáticas, motoniveladora da prefeitura e caminhões foram deslocados até esta região com intuito de sanar as más condições que estavam causando transtornos a trafegabilidade de agricultores e do transporte da produção de grãos, suinocultura e bacia leiteira entre outros.

 

“PROJETO VOLUNTÁRIO”

FORMANDO UM CIDADÃO DE VALOR.

Aprender a ser cidadão é, entre outras coisas, aprender a agir com respeito, solidariedade, responsabilidade, justiça e não violência. É compreender e usar o diálogo nas mais diferentes situações e comprometer-se com o que acontece na vida coletiva da comunidade e do país. Pensando no desenvolvimento desses valores e atitudes,  o  projeto Davi/Grupo Viva Vida, equipe técnica da Prefeitura Municipal, Emater, Igreja Congregacional e voluntárias durante este primeiro semestre 2022 continuaram realizando atividades com o objetivo de intensificar a formação e reflexão sobre temas éticos importantes e atuais.

Entre as atividades propostas estão: ética; valores, vida e espiritualidade; educação financeira; dizer não às drogas; vida saudável e respeito às diferenças. O Pastor Alexandre Matter um dos coordenadores, conta que o projeto é um trabalho realizado todos os anos com o apoio de parcerias. “O projeto Davi/Grupo Viva Vida é um programa com temas especiais que trabalhamos todos os anos de uma forma que encontramos de deixar para as crianças não só um momento festivo no final do ano, mas também, agregar conhecimentos e valores sobre temas que eles irão levar por toda a vida”.

Para o aluno Diego Vitor Elegeda, “é um projeto que vai melhorar nossos valores a ações quando formos adultos. Por exemplo, estou numa fila quilométrica e aparece alguém e fura a fila. Vou ter que usar da ética que aprendi no projeto Davi/Grupo Viva Vida para conversar com a pessoa e ela não fazer mais isso” diz entusiasmado.

As atividades no projeto acontecem a cada semana nas dependências do salão social da Igreja Evangélica Congregacional do Brasil do Distrito de Vila Pratos.

 

Melhorias  na Região de Machadinho sentido Esquina Matter.

Na semana que passou a  Secretaria de Obras atendeu  demanda na estrada que dá acesso à Esquina Matter/Esquina Machadinho e Esquina Água Fria. Também foi realizado um serviço de patrolamento em Esquina Machadinho no Sentido a Vila Pratos e Campininha Tucunduva.  São vias públicas Municipais, principais e vicinais sendo melhoradas. A Prefeitura também deverá fazer a reforma de uma ponte de madeira nesta região, ela está colocando em perigo a trafegabilidade de pessoas e veículos, principalmente colheitadeiras, tratores e caminhões, entre outros.

 

Alunos da Escola Ernesto Dornelles visitam o Gabinete.

No último dia 5 de julho alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental Ernesto Dornelles do Distrito de Vila Pratos fizeram uma visita ao Gabinete do Prefeito, para conhecer a estrutura da administração pública e entender melhor o funcionamento do serviço público. Cerca de 20 crianças acompanhadas pelas professoras, foram recebidas pelo Vice-prefeito Valdeci N. Dallenogare (Zezinho).

Na ocasião o Vice explicou um pouco sobre o funcionamento da Prefeitura e a função do cargo que ocupa, além de responder perguntas formuladas pelos alunos. Essa visita faz parte do aprendizado das crianças que é desenvolvido pela equipe de educadores da Escola.

“Primeiro quero parabenizar aos professores por essa ação, a Prefeitura é a casa do cidadão de Novo Machado. Hoje os alunos apreciaram de perto um pouco do funcionamento da gestão pública. Fui questionado por vários temas importantes que é dúvida para essas crianças. Eles serão os futuros representantes dessa cidade, deixo a mensagem que estudem muito, valorize e respeitem seus professores, valorizem suas famílias, sejam cidadãos participativos nas decisões públicas”. Explicou o Vice-prefeito Zezinho.

Saneamento Básico.

De iniciativa da Prefeitura Municipal, as obras de pavimentação de calçamento das ruas de Vila Pratos só poderão ser realizadas após as obras de saneamento básico. O projeto alerta para o desperdício de recursos públicos ao se dar prioridade à colocação de asfaltos e calçamentos e pouco tempo depois quebrar a pavimentação para a colocação de redes de água e esgoto.

“Sempre que fizemos o asfalto, ou calçamento na sede, ou Distritos antes, realizamos o saneamento básico, colocamos todos os encanamentos de água, tubos que é responsabilidade da empresa vencedora da licitação, tudo aquilo que tiver de ir debaixo da obra que seja feito antes. Ou seja, é planejamento. Precisamos planejar. Esse é o grande objetivo destes projetos”, destacou o Subprefeito Matia Roll.

O que não queremos, é presenciar o desperdício de recursos públicos com a pavimentação de ruas antes da realização de obras de saneamento, por isso pedimos a compreensão da comunidade se está acontecendo em alguns momentos do dia a falta de água, estamos realizando melhorias e supervisionando os encanamentos da rede de água onde serão pavimentadas as ruas de Vila Pratos.

 

Textos produzidos pela Assessoria de Imprensa de Novo Machado

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket