Uma enorme massa de ar frio começa a ingressar no Brasil nesta quinta-feira e vai derrubar a temperatura em estados do Norte, Centro-Oeste, do Sudeste e o Sul do Brasil, trazendo marcas baixas até em algumas cidades da Bahia, quando o ar frio passar a atuar mais sobre o Atlântico. Trata-se da terceira grande incursão de ar frio de trajetória continental neste ano no país.
A incursão de ar polar vai rivalizar em intensidade com a grande onda polar de maio, embora em alguns locais, como no Brasil Central, o frio não seja igual ao de maio, mas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina as temperaturas cairão mais que no evento de frio associado ao ciclone Yakecan do quinto mês deste ano. Várias cidades do Sul do país podem ter as suas menores mínimas até agora neste ano no final da semana.
Na maioria das cidades do Sul do Brasil, a sensação no final da quinta e no começo da sexta estará entre 0ºC e 5ºC negativos, considerando a equação de sensação do National Weather.
O padrão se repete nas cidades do noroeste do RS. Já baixando as temperaturas nessa sexta (19). Em Tucunduva os dias a seguir deverão ser ensolarados, com geada no período da manhã e muito frio. As mínimas podem chegar a 3ºC. O detalhe é que durante a tarde, a sensação térmica deve manter-se baixa.
Fonte: Metsul / Clima Tempo