A Promotoria de Justiça de Tucunduva instaurou dois procedimentos específicos, sendo um para o Município de Tucunduva e, o outro, para o Município de Novo Machado, com o objetivo de fomentar e acompanhar a retirada dos inúmeros fios e cabos de telefonia e de internet que estão caídos, soltos ou pendurados sem utilidade nas vias urbanas das duas cidades, o que causa poluição visual, prejudica a paisagem urbanística e gera riscos de acidentes.
O Ministério Público já notificou as empresas de telefonia e de internet que fazem uso da rede aérea de energia elétrica, sendo que o próximo passo será uma reunião com representantes dessas empresas, da RGE – CPFL Energia e das Prefeituras Municipais para a criação de um cronograma de execução dos trabalhos de retirada dos cabos das vias públicas.
Segundo o Promotor de Justiça Dr. Ronaldo Adriano de Almeida Arbo, “a remoção da fiação excedente é necessária não apenas em razão da paisagem urbana, que frequentemente é assolada por emaranhados de cabos e fios que colaboram com a poluição visual, mas principalmente porque esses cabos já sem utilidade impõe um risco à população”.
Os trabalhos estão sendo realizados com a colaboração da RGE e das Prefeituras Municipais de Tucunduva e de Novo Machado.