A Paróquia São Roque de Tucunduva publicou em suas redes sociais um texto orientando os paroquianos e também passando informações sobre a Quaresma. Veja a íntegra da publicação abaixo:
Sobre a Quaresma:
A Quaresma é um tempo santo que a Igreja propõe para os fiéis que desejam fazer uma experiência profunda na misericórdia de Deus. Ao longo dos 40 dias, a liturgia vai nos colocando no limiar da entrega e renúncia de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Para bem vivermos este tempo e não ficarmos indiferentes ao que Jesus Cristo nos convida no Evangelho de hoje (Mateus 6,1-6.16-18), proponho, além das que são conhecidas, algumas orientações que nos ajudam a rezar e viver este tempo intensamente:
* Durante a Quaresma não se ornamenta o altar com flores. Elas voltam a ser usadas na Quinta-feira Santa e na Vigília Pascal.
* O hino do Glória não é rezado, exceto no dia de São José (19/03)
* Na aclamação ao evangelho não se canta Aleluia.
* Toda Sexta-feira é dia de jejum e abstinência, ou seja, uma refeição completa e duas menores, sem o consumo de carne vermelha.
* Nas sextas-feiras também é conveniente se reunir em comunidade e rezar a Via-Sacra meditando os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo.
* A CNBB propõe o tema da Ecologia Integral para a Quaresma de 2025. O tema está mais esclarecido no material para os encontros de família, grupos, pastorais e movimentos, que está disponível na secretaria paroquial. Cada comunidade pode solicitar os seus ou cada família compre o seu kit e faça os encontros, sem deixar de fazer as orientações acima descritas.
* É tradicional acontecer no Domingo de Ramos, a Coleta da Solidariedade. Cada fiel está convidado a fazer um gesto de coleta e colocar no envelope específico. Este recurso é administrado pela CNBB, e colabora com projetos que atendem as realidades mais carentes de nossa sociedade.
* Além disso, nossa paróquia está realizando, neste tempo de Quaresma, uma campanha para arrecadar alimentos que serão destinados às entidades que prestam serviços aos mais carentes e necessitados. Cada pessoa pode avaliar o que pode destinar e entregar na entrada da Igreja ou nas celebrações das comunidades.
* Participe da Missa, devolva seu dízimo e seja um cristão presente na Igreja.
Que este tempo santo nos santifique e nos dê forças para levar a mensagem