Renato Pereira foi eleito, no mês de dezembro, presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio.
A chapa única teve ainda Tanize Tomasi, concorrendo à vice-presidência; Gretel Priebe e Joana Marli Langner, secretaria; Sadi Camera e Cleci Maria Scheid, tesouraria; Danilo Fagundes, coordenadoria de comunicação; Rejane Beatriz Fiepke Carpenedo, coordenadoria de projetos; Nair Carpenedo, coordenadoria de literatura.
A nova diretoria foi eleita por unanimidade e estará à frente da entidade no biênio 2023-2024. Na mesma data, foram escolhidos os acadêmicos que participarão do Conselho Consultivo da entidade.
O professor e acadêmico assume a presidência da casa comprometendo-se com o trabalho de consolidação da Academia e com o fortalecimento da política cultural no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.
“Ressalto o excelente trabalho realizado pela diretoria que nos antecedeu. Este legado será fundamental no novo ciclo de desenvolvimento da política cultural da região noroeste e do Estado do Rio Grande do Sul”, ressaltou o novo presidente da Alenrio.
Neste ano, está previsto o lançamento de pelo menos um edital para ocupação de uma cadeira da Academia. Podem se inscrever escritores nascidos e/ou residentes em um dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, que tenham publicado obras em qualquer dos gêneros de literatura.
Biografia
Renato Pereira é Doutor em Geografia, ocupa a cadeira 10 e é membro-fundador da Alenrio. Nascido no Paraná, reside atualmente no município de Santo Augusto-RS. Exerceu várias funções no serviço público e recebeu premiações ao longo da carreira de professor, gestor e escritor. Na área da produção cultural, desenvolveu e coordenou projetos com ênfase no patrimônio cultural e na área da literatura. Recentemente, atuou no Comitê Gestor para atendimento do Auxílio Emergencial para trabalhadores da Cultura em Santo Augusto (Edital SEDAC-RS), como representante das atividades ligadas a arte, cultura e lazer. Estudou em escola pública e participou de diversas entidades de liderança estudantil, desde a educação básica até o doutorado. Tem licenciatura em Geografia, História e Pedagogia, especializações na área da educação e gestão da educação, e MBA em Gestão Pública. É autor da obra poética “Duas casas para decorar” e dos livros infanto-juvenis “Mãe d’água”, “O time de Cuco” e “Onde nascem as borboletas”. No segmento literário, além da atuação na Alenrio, ocupa-se como supervisor editorial na Editora Panaro.