23.63°C Tuparendi

Renato Pereira é eleito presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
WhatsApp Image 2023-01-09 at 15.09.17

Renato Pereira foi eleito, no mês de dezembro, presidente da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul – Alenrio.

A chapa única teve ainda Tanize Tomasi, concorrendo à vice-presidência; Gretel Priebe e Joana Marli Langner, secretaria; Sadi Camera e Cleci Maria Scheid, tesouraria; Danilo Fagundes, coordenadoria de comunicação; Rejane Beatriz Fiepke Carpenedo, coordenadoria de projetos; Nair Carpenedo, coordenadoria de literatura.

A nova diretoria foi eleita por unanimidade e estará à frente da entidade no biênio 2023-2024. Na mesma data, foram escolhidos os acadêmicos que participarão do Conselho Consultivo da entidade.

O professor e acadêmico assume a presidência da casa comprometendo-se com o trabalho de consolidação da Academia e com o fortalecimento da política cultural no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

“Ressalto o excelente trabalho realizado pela diretoria que nos antecedeu. Este legado será fundamental no novo ciclo de desenvolvimento da política cultural da região noroeste e do Estado do Rio Grande do Sul”, ressaltou o novo presidente da Alenrio.

Neste ano, está previsto o lançamento de pelo menos um edital para ocupação de uma cadeira da Academia. Podem se inscrever escritores nascidos e/ou residentes em um dos municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul, que tenham publicado obras em qualquer dos gêneros de literatura.

Biografia

Renato Pereira é Doutor em Geografia, ocupa a cadeira 10 e é membro-fundador da Alenrio. Nascido no Paraná, reside atualmente no município de Santo Augusto-RS. Exerceu várias funções no serviço público e recebeu premiações ao longo da carreira de professor, gestor e escritor. Na área da produção cultural, desenvolveu e coordenou projetos com ênfase no patrimônio cultural e na área da literatura. Recentemente, atuou no Comitê Gestor para atendimento do Auxílio Emergencial para trabalhadores da Cultura em Santo Augusto (Edital SEDAC-RS), como representante das atividades ligadas a arte, cultura e lazer. Estudou em escola pública e participou de diversas entidades de liderança estudantil, desde a educação básica até o doutorado. Tem licenciatura em Geografia, História e Pedagogia, especializações na área da educação e gestão da educação, e MBA em Gestão Pública. É autor da obra poética “Duas casas para decorar” e dos livros infanto-juvenis “Mãe d’água”, “O time de Cuco” e “Onde nascem as borboletas”. No segmento literário, além da atuação na Alenrio, ocupa-se como supervisor editorial na Editora Panaro.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket