Um documentário produzido há mais de 15 anos atrás por alunos do curso de Comunicação Social da Unijui, teve grande repercussão ao ser postado esta semana em uma comunidade do Facebook criada para fãs do Grupo Musical Os Atuais. O documentário foi produzido por um grupo de três alunos do curso de jornalismo da Unijui, incluindo a tucunduvense Diléa Fronza, mais os colegas Eduardo Mireski de Três de Maio e Eloisa Cielo de Tuparendi. Os três também assinam o roteiro do vídeo e Diléa a direção geral.
O documentário batizado de “Notas de Sucesso – A trajetória dos Atuais”, tem aproximadamente 25 minutos, é uma pérola e já pode ser tratado como histórico, pois relata a história dos Atuais contada pelos seus próprios integrantes, quase todos ainda vivos naquele momento. Há depoimentos de Ivar Costa, idealizador da banda no final dos anos 60, de Ivo Costa, também fundador e primeiro baterista do conjunto, de Erno Jost, saxofonista e fundador e relatos de Vino Rigotti, Adolar Hasselmann e Reny de Oliveira, que infelizmente faleceram neste período. Outros músicos de relevância na história da banda também estão presentes, caso de Pino, vocalista, cuja voz é o cartão de visitas dos Atuais.
Vale muito a pena ver o vídeo. Ele retrata uma história de talento, perseverança, organização e profissionalismo, que resultaram em um case de grande sucesso, a ponto de os Atuais serem considerados de “Os Reis do Baile” e nunca na história alguém foi chamado “Rei” por puro acaso!