O Prefeito de Novo Machado, Antônio L. Savela, acompanhado do Vereador Jeferson Kittlaus (PP), e o Secretário da Agricultura, Felipe M. Anderle, recebeu esta semana a visita de Clenir Dalcin, Presidente da Cotrirosa. Ele esteve em Novo Machado acompanhado de Pedro Rauber – Vice-Presidente, Antônio Cócaro Da Costa – Superintendente, Odacir Czermanski – Coordenador da Unidade de Tucunduva e Vila Pratos e Fabíola Ghellar Rodrigues, Assessora de Relacionamento com o Cooperado, todos eles integrantes da direção e colaboradores da cooperativa, a qual tem seu Centro Administrativo na Cidade de Santa Rosa – RS.
Na oportunidade eles explanaram sobre a história da cooperativa que iniciou suas atividades no dia 29 de junho de 1968, por um grupo de 77 agricultores, instigados pelo espírito de solidariedade e de ajuda mútua. Em 2023 a Cotrirosa completou 55 anos de atuação na região.
Segundo o Presidente – Sr. Clenir Dalcin, a meta é trabalhar com competência e transparência e assim proporcionar uma entrega justa para cada produtor associado, selando a confiança e principalmente procurar cuidar das pessoas. “Nós temos uma missão que é promover o desenvolvimento, fortalecendo os nossos negócios, com responsabilidade econômica e social, uma visão de ser referência do agronegócio e de consumo com gestão profissionalizada, visando o bem-estar econômico e social, tendo em mente também os valores de Comprometimento, Solidez, Profissionalismo, Transparência na gestão e Honestidade”, destacou o presidente.
Outros temas abordados no encontro foram: O Cooperativismo, no mundo, no Brasil, no Estado do Rio Grande do Sul e como a Cotrirosa leva a sério os seus investimentos e procura ter cuidado em cada detalhe para que a Cooperativa, com seus mais de 5 mil associados e mais de 1 mil colaboradores sintam-se confiantes com a atual gestão, a qual prioriza o bem-estar comum, ou seja, um futuro próspero só acontece se todos saem ganhando.
Odacir Czermanski – Coordenador da Unidade de Tucunduva e Vila Pratos, prosseguiu explanando sobre a atuação de 39 anos da Cotrirosa com Unidade de Mercado e Armazéns em Vila Pratos, e como a Cotrirosa pretende contribuir para com Novo Machado. “Atualmente temos mais de 90 sócios neste município, planejamos investir mais aqui nesse chão, nós queremos aumentar o número de associados, queremos aumentar o nosso número de colaboradores, pois, atualmente estamos atuando em 18 municípios no ramo de Supermercados, Negócios, Agropecuárias, Grãos, Unidade Cerealista, Atividade de Leite, Fábrica de Rações e Nutrição Animal e Sementes”, explanou Odacir.
Neste encontro também se debateu sobre todo o planejamento estratégico da Cooperativa, Mapa de Governança e Resultados que só para se ter uma ideia entre 2017 e 2022 foram injetados 5,4 milhões na economia do Município de Novo Machado.
O Prefeito Antônio L. Savela, ressaltou a importância da Cotrirosa se manter atuando em Novo Machado, e que essa aproximação com o poder público mostra o comprometimento com seu associado, com seus colaboradores. “Agradeço a visita de vocês, deixo a portas do Gabinete abertas para qualquer eventualidade, parabéns a toda essa equipe que tem priorizado o desenvolvimento da Cooperativa, todo investimento em nosso município gera renda, gera empregos, facilita a vida dos nossos produtores rurais e é isso que precisamos, fortalecer a economia da nossa região, de pessoas que gerem os negócios com transparência e assim todos saem ganhando quando se têm boas intenções de se fazer o bem sem olhar a quem”, pontuou o Prefeito.