O Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul emitiu parecer favorável a aprovação das contas do ex-prefeito Marcelo Burin, referente ao exercício de 2018, sendo voto vencido o parecer desfavorável da Conselheira Ana Warpechowski que se pronunciou contrária a aprovação, apontando “desequilíbrio financeiro, com a insuficiência financeira superior a 23,99% em relação à apresentada no encerramento do exercício de 2017”, mesma razão alegada pelo Ministério Público de Contas, que igualmente emitiu parecer desfavorável a aprovação das contas.
O ex-prefeito Marcelo apresentou defesa e o TCE/RS votou pela aprovação das Constas referentes ao Exercício 2018, “recomendando à atual Administração que evite a reincidência das inconformidades apontadas no Relatório e Voto do Conselheiro-Relator, bem como seja efetuada a verificação da sua correção em futura auditoria”.
O processo foi enviado então para a Câmara de Vereadores de Tucunduva e já está tramitando, devendo permanecer por um período para efeitos de consulta pública. Após será analisado pela Comissão de Orçamento, Finanças Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico, que emitirá parecer favorável ou desfavorável a aprovação das contas. Em ato seguinte o processo será encaminhado para a Ordem do Dia, analisado e votado pelo Plenário da Câmara. Tem sido praxe – não regra – a Câmara votar de acordo com o parecer do TCE/RS.