O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), começou, na última segunda-feira, 8 de abril, a primeira etapa de entrega de kits de alimentos ou cestas básicas para cidades com decreto de situação de emergência ou de calamidade pública. A ação inicial seguiu até ontem, terça-feira, 09. Foram destinados 4,6 mil kits para sete municípios: Alvorada, Balneário Pinhal, Camaquã, Dom Feliciano, Gravataí, Sapiranga e Tapes.
Para a região funcional 7, que congrega os Coredes – Celeiro, Missões, Fronteira Noroeste e Noroeste Colonial,10 cidades serão contemplada (Panambi, Barra do Guarita, Coronel Bicaco, Doutor Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Novo Machado, Salvador das Missões, São Pedro do Butiá, Três de Maio e Tucunduva), com as entregas previstas para o dia 19 de abril, em Santa Rosa.
Com ações que ocorrem de forma regionalizada, estão previstas duas etapas de entrega. No total, serão distribuídas 48 mil unidades, beneficiando os 199 municípios gaúchos que aderiram ao edital publicado pela Sedes em 25 de janeiro. Coordenada pelo Departamento de Segurança Alimentar e Combate à Fome (DSA) do órgão, a iniciativa visa garantir a segurança alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social.
Os municípios atendidos serão responsáveis pela retirada das unidades no local indicado pela Sedes. Além disso, compete às prefeituras a identificação das famílias em situação de insegurança alimentar, a organização da entrega dos kits de alimentos ou cestas básicas no prazo de até 30 dias corridos após a retirada, bem como a coleta dos termos de recebimento dos beneficiários.