24.63°C Tuparendi

Tucunduva foi sede de evento direcionado a piscicultura promovido pela Emater

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
TreinamentoPisciculturaTucunduvaeNovoMachado

Uma rodada de capacitações na área de Piscicultura, promovida pela Emater/RS-Ascar, foi realizada nesta semana na região de Santa Rosa. Os encontros aconteceram na terça-feira (16/05) no município de São Paulo das Missões, na Escola Padre Francisco Rieger com produtores também de São Pedro do Butiá; na quarta-feira (17/05) na Câmara de Vereadores de Tucunduva, com participação de Novo Machado; e na quinta-feira (18/05) em Ubiretama, junto à Câmara de Vereadores, onde também se reuniram piscicultores de Giruá e de Senador Salgado Filho.

As capacitações contemplaram, em sua maior parte, beneficiários do Programa Integrado de Pesca e Aquicultura, do Governo do Estado, iniciando com a então Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), hoje através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com prefeituras. O Programa subsidiou nos últimos anos a construção de viveiros para a criação de peixes em sistemas semi-intensivos, com projetos técnicos elaborados pela Emater/RS-Ascar.

Através dessa política pública buscou-se incrementar a piscicultura, em aspectos como produtividade, produção sustentável, industrialização e comercialização do pescado, buscando também diversificar a renda do produtor e fomentar o consumo de peixe no Rio Grande do Sul.

Na região de Santa Rosa foram escavados 73 viveiros, entre 2021 e 2022, através do Programa, que previa também assistência técnica durante a execução do projeto e, posteriormente, quanto aos procedimentos básicos para criação, os sistemas existentes de cultivo, as instalações adequadas, as principais espécies de peixes e seus hábitos alimentares, qualidade da água, alimentação natural e artificial e procedimentos de despesca de viveiros, temas abordados durante as capacitações, pelo responsável pelo apoio técnico em produção animal da Gerência Técnica da Emater/RS-Ascar, na área, João Alfredo de Oliveira Sampaio, e pelo extensionista do Escritório Regional, Marco André Junges.

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket