Janaína Dotto é uma pessoa muito conhecida e querida na comunidade de Tucunduva onde morou até o início da sua vida adulta, quando se casou com o também tucunduvense, Cesar Conzatti e passou a morar em Porto Alegre. Tanto Cesar quanto Janaína, ou “Jana” como era popularmente conhecida na comunidade, descendem de famílias italianas. Eles então decidiram buscar a cidadania italiana, prerrogativa concedida pelas leis da Itália a quem comprovadamente descender de italianos legítimos. Vencido o processo de juntada de documentos, eles também resolveram fazer uma viagem ao velho continente e conhecer de perto o país de onde vieram os seus antepassados. Gostaram tanto que resolveram voltar, ou melhor, Cesar, Janaína e os seus dois filhos estão mesmo é morando na Itália, onde deverão permanecer pelo menos por dois anos.
Após conseguir a cidadania italiana, Jana percebeu que outras pessoas estavam na mesma situação que ela, mas que tinham dificuldades em desenvolver todo o processo para tal. Ela então com o intuito de ajudar estas pessoas e como uma forma de empreender em um negócio, aliou-se a uma sócia e juntos fundaram Castiglioni e Dotto, empresa que trabalha na assessoria a pessoas que buscam a cidadania italiana, espanhola ou portuguesa.
A própria Janaína conta como foi o processo que culminou na criação da emprsa:
“A Castiglioni e Dotto nasceu do nosso desejo de obter a cidadania italiana. Em meados de 2021, meu marido e eu decidimos reconhecer nossa cidadania e começamos a estudar o processo. Foi aí que começou nossa trajetória no mundo da cidadania.
Iniciamos nossa busca por informações por meio de redes sociais, YouTube, workshops e mentorias de busca de documentos. Contratamos consultorias e, assim, aprendemos como realizar a cidadania por conta própria. Respirávamos o assunto e, após muitos desafios, conseguimos organizar toda a documentação necessária. Em 2022, finalmente, tivemos nossa cidadania italiana reconhecida.
Com essa experiência, acumulamos conhecimento sobre o processo e passamos a compartilhar esse aprendizado com outras pessoas. Durante nossa estadia na Itália, realizamos a busca de várias certidões italianas, incluindo a de Janine, que hoje é sócia da Castiglioni e Dotto e está com seu processo de cidadania em andamento. Quando voltamos da Itália, decidimos formalizar nosso trabalho, e assim nasceu oficialmente a nossa assessoria.
Hoje, a Castiglioni e Dotto trabalha com cidadania italiana, portuguesa e espanhola, oferecendo suporte completo e personalizado. Nosso foco principal é a cidadania italiana pela via judicial, onde realizamos todo o processo sem que o cliente precise lidar com a burocracia. Cuidamos desde a busca de documentos (brasileiros e estrangeiros) até a entrada do processo nos tribunais italianos, portugueses ou espanhóis. Também assessoramos na montagem da pasta para quem deseja encaminhar o processo pelas vias administrativa ou consular.
As três formas de encaminhamento da cidadania italiana são:
- Via consulado
- Via administrativa
- Via judicial (nosso foco principal)
Cabe ressaltar que o passaporte europeu é considerado um dos mais poderosos do mundo, oferecendo uma série de vantagens que o tornam altamente desejável.
A possibilidade de viajar livremente pela União Europeia e trabalhar em qualquer país membro sem a necessidade de visto são atrativos significativos. Além disso, a facilidade de entrada em países como Estados Unidos, Canadá, Japão e outros é um grande benefício.
Outro ponto importante é o acesso a sistemas de educação e saúde de qualidade, que são bem avaliados em muitos países da UE.
Portanto, reconhecer a sua cidadania pode ser uma escolha muito vantajosa, além de fortalecer laços culturais e históricos, abre portas para novas oportunidades de vida.
Para mais informações, siga nosso Instagram e entre em contato pelo direct. Será um prazer para nós, da Castiglioni e Dotto, ajudar você a reconstruir sua história, buscar suas origens e ter sua cidadania reconhecida”.
A Castiglioni e Dotto adotou o tema “Reconstruindo Histórias e Realizando Sonhos”, e tem procurado ajudar pessoas que gostariam de obter a cidadania.