Como “novomachadense de coração”, o servidor público Jaime Alberto Deuschle — Tesoureiro da Secretaria da Fazenda da Prefeitura Municipal de Novo Machado – sente-se orgulhoso em ter participado na ativa e diretamente como funcionário desde o princípio da emancipação do município em 1992. Vem-lhe à mente a mobilização, o trabalho e obstáculos que envolveram a conquista nestes 30 anos de trabalho.
Na época os funcionários receberam a incumbência de, com o prefeito Jaime R. Porto, organizar e estruturar a Prefeitura, recém-instalada.
Foi preciso realizar funções para a Prefeitura com uma máquina de escrever Olivetti Linea. Aos poucos, este quadro foi mudando. Passaram a ter recursos e atualmente foi possível organizar e montar a casa em todos os aspectos.
Segundo Jaime, o serviço da máquina Olivetti impactou positivamente na autoestima dos Novomachadenses trazendo progresso e desenvolvimento. Uma companheira ao longo desses trinta anos que o fez ter praticidade e dominar o equipamento com muita agilidade.
A evolução dos computadores fez com que a máquina de escrever fosse substituída pelos teclados. Com isso, o profissional que era excelente datilógrafo, teve que se adaptar ao novo formato de trabalho. Apesar das diferenças de teclados, a mudança, como se sabe, foi positiva.
Nesta semana o Sr. Jaime aposentou a companheira de longa data. O equipamento ficará armazenado em local seguro como lembrança e patrimônio histórico do Município.