Vereadores e Presidente do Grupo da Terceira Idade de Tucunduva participam de evento regional

COMPARTILHE

vereadores 75671578-364a-4698-8f2c-94b4f3462182

A Vereadora  Marta Camera Taffarel e o Vereador  Victor Brum, foram indicados pela Câmara de Vereadores de Tucunduva, para representar o Legislativo na 1ª Oficina Regional de Vereadores Pró Terceira Idade, evento realizado no último dia 10 de julho na cidade de Cerro Largo. Eles estiveram acompanhados da Dona Ivone, que preside o Grupo da Terceira Idade “O Tempo Não Para” de Tucunduva.

Na oportunidade  foi eleita e empossada a Nova Diretoria da Comissão de Vereadores 2025–2028, composta por:
Presidente: Vereador Jair Lenz (Salvador das Missões)
Vice-presidente: Vereador Édson Fenner (Roque Gonzales)
1ª Secretária: Vereadora Adriana Nedel (São Pedro do Butiá)
2ª Secretária: Regina Lopes (Porto Lucena)
Coordenador Geral: Sr. Orcelei Dalla Barba
Coordenador de Políticas Públicas: Prof. José Renato Scherer
Comunicação/Imprensa: Profª Justina Bernardi Werle e Estela de Ávila

Durante o evento aconteceu importante  palestra proferida  pelo Dr. Renzo Thomas, professor universitário da URI, que explanou sobre as conquistas que esta Comissão de trabalho já alcançou na  Frente Parlamentar da Assembléia Legislativa Pró Pessoa Idosa. Este comissão foi criada pela FECTIRGS, federação que congrega Clubes da Terceira Idade de todo o Estado do Rio Grande do Sul, que assim reconhece a importância do trabalho dos Vereadores nas comunidades e seu apoio às causas ligadas a Terceira Idade.

A Vereadora Marta ressalta a importância e políticas públicas voltadas ao público da chamada Terceira Idade. De acordo com dados do IBGE, o número de idosos em Tucunduva tem aumentado significativamente. Em 2010 os dados apontam uma população de idosos na faixa de 1.177 pessoas. Pouco mais de uma década depois, o censo do IBGE de 2022,  apontou uma população de 1.660 idosos no município, equivalente a 30% da população total. A expectativa é de que em 2030 esta estatística aumente ainda mais, com os idosos representando 39,9% da população do município de Tucunduva. “Isso reforça a importância da criação de políticas públicas voltadas para esta população, que além de ser significativa é uma população que precisa ser assistida, pois pode ser vulnerável devido a idade avançada. Então a participação da Câmara em eventos como este promovido pela FECTIRGS é importante para uma troca de experiências e para adquirir mais conhecimentos sobre esta questão”, pontuou a Vereadora Marta.

 

 

COMPARTILHE

últimas notícias

veja também

Os comentários estão fechados.

Cesta de compras