Na tarde desta terça-feira, a Administração Municipal visitou o ‘Mini Museu’ do Rancho Missioneiro de Tucunduva. A ideia de construir esse espaço dedicado a shows gaúchos e tradicionalistas surgiu em junho de 2001, quando um grupo de amigos decidiu concretizar o projeto. As obras começaram já em julho do mesmo ano, contando com a colaboração de empresas locais e da comunidade de Tucunduva, que doaram donativos e materiais.
O nome ‘Rancho Missioneiro’ foi escolhido por Dilson Ordakowski durante uma visita a Foz do Iguaçu. Em 24 de agosto de 2001, o Rancho Missioneiro de Tucunduva foi oficialmente inaugurado. A cerimônia contou com a presença de um pequeno grupo de amigos, que foram convidados para a ocasião. O evento incluiu um show da Família Maica, seguido por um jantar para todos os colaboradores envolvidos na construção do Rancho.
Após a inauguração, o espaço sediou centenas de shows nativistas, apresentando artistas de todo o Rio Grande do Sul, como Osvaldir e Calor Magrão, Gaúcho da Fronteira, Júlio Saldanha, Dante Ramom Ledesma, Família Ortaça, Teixeirinha Filho, João de Almeida Neto, Walter Moraes, Beto Caetano, Nenito Sartori, João Chargas Leite, entre outros.
Após um período de inatividade, o Sr. Arnaldo Anderle decidiu reabrir o Rancho Missioneiro em maio de 2023. Agora, o local está aberto para visitação, proporcionando um espaço acolhedor para amigos e conhecidos, onde podem desfrutar de momentos de mateada e compartilhar histórias.