O novo Conselho Tutelar de Novo Machado, formado exclusivamente por mulheres, tomou posse no último dia 10 de janeiro. Um dos primeiros atos das novas conselheiras é eleger uma presidente que terá a incumbência de coordenar as ações do Conselho durante o ano de 2024. A primeira Conselheira a ocupar o cargo é Silvana Savela. Silvana explica que seu objetivo, juntamente com as demais colegas, é de conscientizar a comunidade da importância do Conselho Tutelar, com uma atuação firme e com muita dedicação na proteção das crianças e adolescentes. “O Conselho Tutelar é um dos órgãos mais importantes da comunidade e queremos demonstrar que estamos aqui não como um órgão repressor, mas sim uma um grupo de pessoas bem intencionadas e com objetivo de proteger as nossas crianças e adolescentes de qualquer tipo de abuso, maus tratos ou ações que vão contra a lei e o Estatuto da Criança e Adolescente”, comentou Silva.
De acordo com o ECA, são atribuições do Conselho Tutelar e, portanto, dos membros que o compõem, atender crianças e adolescentes com direitos violados ou ameaçados. Além disso, o conselheiro tutelar é responsável por promover o encaminhamento de situações aos pais ou responsáveis, mediante termo de responsabilidade.
Além de Silvana, que irá presidir o CT neste ano de 2024, fazem parte do Conselho Glorinha Seibert, Cristiane Naujorks, Cristiane Jaster e Jaíne Ferrari.