O mês de setembro marca a campanha de conscientização sobre prevenção ao suicídio, denominada Setembro Amarelo. Neste ano, o lema da campanha é “Se precisar, peça ajuda!”, reforçando a importância de falar abertamente sobre o tema e incentivar as pessoas a buscarem apoio quando necessário. No mês de Setembro o NAAB (Núcleo de Apoio a Atenção Básica), busca realizar ações preventivas nas escolas e com a comunidade.
O suicídio está relacionado a diversos fatores emocionais, socioculturais e existenciais, sendo os transtornos mentais o fator de risco mais significativo para esse ato. Além disso, traumas emocionais, diagnósticos de doenças graves e bullying, por exemplo, são outras situações que também podem causar sofrimento intenso, levando ao pensamento e o ato de suicídio, em alguns casos.
Muitas vezes não nos damos conta que, diante de sofrimentos emocionais, podemos ficar com o nosso funcionamento psíquico muito alterado. Nesse sentido, é preciso reconhecer que dificuldades emocionais são frequentes e as manifestações psíquicas e comportamentais devem ser consideradas como sinais de alerta.
E se precisar de ajuda busque auxílio com profissionais especializados, tais como: as unidades de Saúde da Família ou um profissional de saúde da Rede de Atenção Básica do Município e em caso de emergência Samu e hospitais. E o Centro de Valorização da Vida (CVV) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por meio do telefone 188, além das opções chat e e-mail.
Por: Denize Rufatto Cembranel (Psicóloga NAAB – Tucunduva).
Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social