Sessão solene que concedeu a Moção de Aplauso à Alenrio aconteceu na segunda-feira (18), na sede do Poder Legislativo de Horizontina
No dia 18 de novembro, a Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul (Alenrio) foi agraciada com uma Moção de Aplauso durante a sessão plenária ordinária da Câmara de Vereadores de Horizontina. A homenagem reconheceu a entidade como um importante vetor de fomento à literatura e cultura na região noroeste do Estado. A proposta, aprovada por unanimidade, foi apresentada pelo presidente da Câmara, vereador Álvaro Callegaro.
Ao justificar a homenagem, o presidente Álvaro destacou a relevância da Alenrio e de seus membros na valorização da literatura e na promoção de iniciativas culturais na região. “Esta moção é um reconhecimento justo e necessário e reflete o respeito da Câmara de Vereadores para com aqueles que contribuem para o enriquecimento cultural e o bem-estar de nossa comunidade”, afirmou.
Renato Pereira, presidente da Alenrio, usou a Tribuna da Câmara para agradecer a Moção de Aplauso. Em seu discurso, fez um breve relato sobre a história da Academia, enfatizando a recente sessão solene de agosto, quando oito novos membros foram empossados. Entre eles, Cassiano Telles, que passou a ocupar a cadeira 19, cuja patronesse é a artista plástica Zaira Logemann, ambos com destacada trajetória no município de Horizontina. “A Alenrio é voluntária pela causa da literatura, da escrita e pelo fortalecimento das políticas culturais nos municípios de sua abrangência”, afirmou.
Durante o grande expediente, os vereadores Rafael Tiago Godoy, Ana Denise Gorgen Strapasson e Diogo Luiz Weiss se manifestaram, reforçando a importância da Alenrio para o município de Horizontina e sua contribuição para a cultura regional.
A comitiva da Alenrio presente à sessão foi composta pela vice-presidente, Tanize Tomasi, e pelos acadêmicos Cassiano Telles, Dalmiro Volnei Silva, Cleci Maria Scheid, Gretel Priebe, Nair Carpenedo e Teresinha Servat Gazola, além do presidente Renato Pereira.
A cerimônia também foi marcada por outras homenagens, como a Moção de Aplauso concedida à Associação Sociocultural Alemã de Horizontina (ASCAH) e ao casal Maria Melz Giovanella e Nelcio Giovanella, em reconhecimento aos 50 anos de dedicação ao município.