Em ano eleitoral é preciso ficar atento às datas que regrarão o próximo pleito. Uma data muito aguardada é a abertura da janela para que Vereadores possam trocar de partido. Esta janela inicia no próximo dia 7 de março e se estende até 5 de abril. Essa regra, chamada de janela partidária, permite que os candidatos que detenham mandato possam trocar de partido sem que sejam punidos por infidelidade partidária. Isso pelo motivo de a legislação proibir a troca partidária ao longo do mandato.
Em Tucunduva é dada como certa a migração de pelo menos dois Vereadores. Vereador mais votado nas eleições de 2020, Valter Anderle deverá deixar o PSB e retornar ao MDB, partido pelo qual ingressou na política partidária. Com a saída de Valter e de outras lideranças, o PSB deverá ser extinto em Tucunduva.
Outro que deverá trocar de partido é Laércio Angelin. Ele foi eleito pelo PP em 2020, mas atritos com alguns vereadores a partir do final de 2022, podem provocar a sua saída do Progressistas.
Alguns boatos ventilavam a possibilidade de que o Vereador Xiru poderia deixar o PP e ingressar no PL, mas fontes próximas ao Vereador negam esta possibilidade.