31.44°C Tuparendi

Paxlovid: o que é a pílula contra covid aprovada pela Anvisa

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
remedio

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou, nesta quarta-feira (30), a autorização em caráter emergencial do Paxlovid, remédio para tratar covid-19 da farmacêutica Pfizer.

A indicação do medicamento é para pessoas que testaram positivo e apresentam risco de evolução para casos graves – o que deve ser avaliado por médicos – são maiores de 18 anos e não precisam fazer uso artificial de oxigênio através de máquinas.

Sua ação principal é evitar a piora nas condições de saúde das pessoas infectadas.

Além do Brasil, a droga já possui aprovação para uso emergencial nos Estados Unidos, nos países da União Europeia, no Canadá, na China, na Austrália, no Japão, no Reino Unido e no México.

Como age o Paxlovid

O medicamento da Pfizer, conhecido como inibidor de protease, é desenvolvido para bloquear uma enzima de que o vírus precisa para se multiplicar. Quando tomado junto com uma dose baixa de outro comprimido antiviral chamado ritonavir, permanece no corpo por mais tempo.

Três comprimidos devem ser tomados duas vezes ao dia durante cinco dias.

A venda é feita somente sob prescrição médica e o uso não deve ser feito sem acompanhamento médico.

Entre as contraindicações estão os casos que requerem hospitalização por manifestações graves da covid-19, assim como profilaxia (não funciona para se proteger do vírus antes do contato).

O CEO da farmacêutica, Albert Bourla, disse que a pílula tem “o potencial de salvar a vida dos pacientes, reduzir a gravidade das infecções por covid-19 e eliminar até nove em cada 10 hospitalizações”.

Fonte: Correio Braziliense

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket