A Prefeitura Municipal de Novo Machado, através da SMSAS, nesta primeira quinzena de março, realizou campanhas em suas unidades básicas de saúde e homenagens às mulheres do município, inseridas no contexto do Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje, 8 de março.
Para o prefeito, Antônio L. Savela, a data deve sempre ser lembrada. “Por mais que procurássemos em qualquer idioma eu não poderia expressar o que é ser mulher. Guerreiras, sem perder a essência feminina. Que Deus ilumine suas trajetória” disse ele.
Claci R. Angelin, secretária de saúde, lembrou que o Dia da Mulher é celebrado com o objetivo de lembrar a saúde, as lutas sociais, política e econômicas das mulheres. Quero deixar também meu agradecimento pelo trabalho das mulheres que compõem o quadro de colaboradoras de nossa prefeitura. Meus parabéns, disse a secretária.
“São profissionais que desempenham funções de grande responsabilidade e de forma humana, ao garantir aos nossos pacientes um serviço de qualidade no serviço público, nos comércios, na agricultura… Quero deixar meu agradecimento pelo trabalho dessas mulheres e em especial a todas as mulheres Novomachadenses”, destacou o vice-prefeito Zezinho.
Origem do Dia Internacional da Mulher
Com a Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) surgiram muitos protestos em todo o mundo. Foi em 08 de março de 1917, quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra — em um protesto conhecido como “Pão e Paz” — que a data se consagrou, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921 e em 1977 o “08 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres.