30.03°C Tuparendi

Tucunduva decreta situação de emergência por causa da dengue

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Município Jaimir

Em entrevista concedida a Rádio Olinda na manhã desta quinta, 4, o Secretário de Saúde de Tucunduva, Jaimir Chaves, informou que o Prefeito Jonas decretou “Situação de Emergência” no município devido ao excessivo surgimento de casos de dengue. Durante a entrevista Jaimir admitiu que o número de casos positivos de dengue assusta e que as equipes seguem trabalhando “em mutirão” no sentido de localizar e exterminar focos de mosquito, bem como de conscientizar a população da necessidade de se adotar medidas que restrinjam o surgimento de novos focos do Aedes. “Infelizmente as pessoas ainda não estão se conscientizando do devido cuidado que devem ter”, lamenta Jaimir. De acordo com o Secretário, atualmente Tucunduva contabiliza 55 casos confirmados de dengue, com outros 43 casos em investigação, mas no entanto há a possibilidade que o município já tenha ultrapassados os 200 casos, uma vez que muitos são infectados de forma assintomática ou então não procuram o serviço de saúde ao contrair a doença.

Jaimir explica que nos casos positivos comprovados, são colocadas “armadilhas” nas casas onde moram estas pessoas, e que a quantidade de “ovos” do mosquito transmissor surpreende pela grande quantidade, fato que que causa enormes preocupações a saúde pública, uma vez que a cidade pode estar infestada de mosquitos. Segundo informou o Secretário, o município continua no trabalho intenso de conscientização da população e também intensifica os serviços de “dedetização” visando exterminar o mosquito, tendo inclusive adquirido uma nova máquina dedetizadora. Ele explica que a dedetização é feita por 3 vezes  em um raio de 150 metros das casas onde há casos positivos. Porém a ação dedetizadora pode ser inócua ou de pouco eficácia uma vez que dura pouco e só atinge os mosquitos adultos. “O problema é dentro das nossas casas, embaixo da cama, atrás dos sofás, atrás dos cortinados,  nos lugares mais escuros, onde o mosquito se aloja e onde o inseticida não chega”, explicou Jaimir.

O Secretário implorou para que a comunidade faça a sua parte, e também fez um apelo para que as pessoas só procurem pelas unidades de saúde em casos de urgência, uma vez que devido a demanda as UBSs estarão priorizando o atendimento às pessoas com sintomas de dengue. “Infelizmente nós tivemos que montar uma estratégia para enfrentar esta verdadeira pandemia, por absoluta falta de cuidado das pessoas, dentro dos seus pátios e dentro das suas próprias casas”, lamenta o Secretário. Segundo Jaimir os locais onde há maior incidência de mosquitos são caixas d´agua, piscinas mal cuidadas, lonas, garrafas e pneus nos pátios das suas casas. O Secretário ainda fez um alerta sobre os perigos da dengue e  suas sequelas e para um possível colapso no atendimento hospitalar. De acordo com o Secretário o Hospital Dr. Osvaldo Teixeira já enfrenta problemas para atender o grande número de pessoas com sintomas de dengue. “É uma doença muito perigosa e mais do que nunca precisamos que a população se conscientize da necessidade de adotar as medidas preventivas”, disse Jaimir a Rádio Olinda.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket