A Bancada do PP na Câmara de Tucunduva, composta pelos Vereadores Clemente de Carli,Dilceu Turra, Marta Camera Taffarel e Victor Brun, apresentou Indicação ao Executivo sugerindo que este crie um programa capaz de conceder incentivos aos produtores rurais a fim de oportunizar a criação de microbacias de irrigação como medida essencial para minimizar os impactos das estiagens recorrentes e garantir a segurança hídrica da produção agrícola em Tucunduva.
O programa proposto pelos Vereadores do PP, prevê a concessão de incentivos, seja por meio de subvenção de valores ao produto rural, ou, ainda, de serviços por meio e concessão de horas-máquina para abertura de açudes, a fim de incentivar a instalação de sistemas de irrigação, é uma alternativa para mitigar os efeitos negativos que a estiagem de chuvas vem provocando ano após ano em nossa região.
Com a criação de reservatórios de água, é possível atravessar a instabilidade do clima de forma mais segura, pois sabemos que o investimento, realizado a cada plantio, por parte dos produtores rurais, é alto, e, nos últimos anos, vêm acumulando prejuízos por conta da estiagem.
A meta é diminuir os efeitos da estiagem no Município, aumentar o reservatório de água e a irrigação (elevando a produtividade das culturas) e fazendo, assim, com que toda a economia local se beneficie. Pois, como um município essencialmente agrícola, sabemos que, em havendo sucesso na produtividade de grãos, todos os outros setores (comércio, indústria, serviços, arrecadação…) prosperam.
Estudos recentes, como o apresentado pelo Senador Luis Carlos Heinze em Giruá, destacam a viabilidade econômica e ambiental da implementação de reservatórios de acumulação de água para irrigação. O levantamento, desenvolvido pelo geólogo Rogério Porto em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS), identificou 1.715 pontos de captação e projetou a irrigação de aproximadamente 104 mil hectares nas regiões das Missões e Noroeste do estado.
No caso específico de Tucunduva, o estudo apontou a existência de 101 reservatórios, com capacidade de irrigação estimada em 4.117 hectares. Esses números evidenciam o potencial da região para expandir a produção agrícola por meio do aproveitamento estratégico dos recursos hídricos.