Uma péssima noticia para a comunidade e para quem ama animais: O Grupo Amigos dos Animis de Tucunduva anunciou nesta quinta que não irá mais acolher animais abandonados ou vítimas de maus tratos na cidade. O Grupo publicou uma nota em sua página no Facebook onde expõem uma série de situações que levaram a esta decisão. Entre elas as dificuldades físicas e falta de local adequado, falta de pessoal para trabalhar e principalmente dificuldades financeiras. O Grupo deve atualmente quase R$ 10 mil em clínicas veterinárias e lojas agropecuárias, fruto de atendimento e compra de alimentos e medicamentos para os animais acolhidos. O Grupo comunica que irá espalhar algumas casinhas para cães na cidade, como uma medida para aliviar o sofrimento de animais de rua. Veja abaixo a íntegra da nota publicado pelo Grupo Amigos dos Animais esta tarde.
NOTA DE ESCLARECIMENTO A COMUNIDADE.
Viemos a público esclarecer a comunidade que o grupo AMIGOS DOS ANIMAIS não estará mais recolhendo animais abandonados das ruas devido aos seguintes fatores:
– O canil é um espaço improvisado com estrutura precária que não suporta receber mais animais dos que já estão lá.
– O Objetivo do grupo não é tornar o canil um depósito de animas e sim usar o espaço para recuperação e cuidados dos que sofreram maus tratos ou estão doentes até os mesmos melhorarem ou serem adotados.
– Atualmente temos poucas pessoas para trabalhar no canil e que se preocupam com os cuidados dos animais, afinal os que estão lá precisam ser alimentados, ter o canil limpo e ter controle de doenças e natalidade.
– Está se tornando cada vez mais difícil cuidar dos que já estão lá, além de estarmos devendo em clínica veterinária e agropecuárias aproximadamente 9 mil reias
Queremos deixar claro que o grupo jamais vai abandonar a causa animal, muito menos deixar de cuidar dos animais, mas estará colocando casinhas pela cidade e alimentando e cuidando os mesmos pela rua ou em lares temporários até serem adotados.
Esperamos que a comunidade compreenda a situação e nos ajudem a cuidar dos animais que estarão na rua, afinal o abandono vem da falta de consciência de alguns e acaba se tornando responsabilidade de outros. O grupo fez o possível e o que estava a seu alcance, mas a demanda está cada vez maior e não estamos dando conta sozinhos.