Os Vereadores de Novo Machado reuniram-se na última quarta, 2, para a primeira sessão ordinária do mês de março. Na pauta a votação de um Projeto de Lei de autoria do Executivo instituindo um programa de doação de fraldas, apresentação de 4 Indicações e a aprovação da convocação do Secretário de Obras para comparecer na Câmara para falar das ações da sua pasta.
Veja abaixo a íntegra das matérias apresentadas pelos Vereadores
Anderson solicita reparos em ponte na divisa entre Novo Machado e Porto Mauá
O Vereador Anderson Moraes, do PT, foi autor de Indicação solicitando ao Prefeito, reparos em uma ponte localizada na na divisa entre Novo Machado e Porto Mauá nas Comunidades de Boa União e Sete de Setembro. Segundo informou o Vereadora, esta ponte se encontra em péssimas condições, impossibilitando o trafego devido a situação de perigo que a mesma apresenta. Ressalta que a mesma foi vistoriada há mais de um mês e meio e até o momento nada foi feito. “Quero deixar bem claro que os agricultores querem fazer parceria com o município, pois até já retiraram a madeira para dar subsidio ao município para que esta obra acontecesse e até a presente data ainda não foi resolvido o problema”, disse Anderson.
Vereador Zé Pinheiro solicita melhorias na Rua Bento Gonçalves
O Vereador Zé Pinheiro foi autor de Indicação solicitando que o Executivo promova a colocação de 05 tubos de concreto de 40 centímetros de diâmetro na Rua Bento Gonçalves, no acesso propriedade da Senhora Maidi Kemp Valentin no Distrito de Vila Pratos. De acordo com o Vereador em em dias de grandes volumes de chuva a água acaba adentrando na propriedade citada, como também dificultando o acesso da mesma ao ingressar na Rua, pois quando chove enche a valeta de água impossibilitando a passagem.
Secretário de Obras será convocado a comparecer na Câmara
O Plenário da Câmara aprovou por unanimidade a convocação do Secretário de Obras do município, Auri Fiut, para comparecer em sessão da Câmara para falar sobre questões atinentes a sua pasta. A proposta de convocar o Secretário partiu dos Vereadores Anderson Moraes, Cristofer Bortolli, Veridiana Schendel e Ademir Ribeiro.
Convém explicar que o Presidente da Mesa Diretora tem competência para convocar Secretários para comparecer em Plenário, diferentemente do Prefeito, que é convidado a comparecer, aceitando ou não o chamado. Os Vereadores que propuseram a convocação querem que o Secretário esclareça “as falhas de projeto no escoamento das águas presentes na implementação do asfalto da Av. Pratos, na sede do município”, a metodologia de cálculo e explicações a respeito do projeto de construção do pórtico municipal construído na saída da sede em direção a Tucunduva e explicações a respeito da pavimentação com pedras irregulares do acesso da sede do município para o Distrito de Vila Pratos.
Justificam que os residentes da Avenida Pratos sofrem constantemente com alagamentos, sendo necessária para tais, as devidas explicações. Ainda querem informações sobre o valor público investido na construção do pórtico e demais informações sobre a “avarias” na obra de pavimentação citada.
Zé Pinheiro e Lori sugerem concessão de incentivos a produtores rurais
Os Vereadores Zé Pinheiro e Lori Neujorks, ambos da bancada do MDB, apresentaram indicação sugerindo que o Poder Executivo crie Projeto de Lei concedendo incentivos a produtores rurais na forma de prestação de serviços gratuitos de máquinas e doação de tubos para a construção de bueiros. Justificam que não há Lei vigente autorizando a doação dos tubos e os serviços de máquinas para a construção dos bueiros. Lori e Zé Pinheiro ressaltam que já havia tal Lei vigente no município porém a mesma se expirou em 31 de dezembro de 2020, e com a criação de uma nova lei muitos munícipes e produtores rurais serão beneficiados.
Vereador indica construção de bueiro em propriedade de Lajeado Saltinho
O Vereador Zé Pinheiro (MDB), apresentou Indicação solicitando que a Prefeitura efetue a colocação de 05 tubos de concreto ) de 40cm de diâmetro na propriedade do Senhor Valdir Zimmermann na localidade de Lajeado Saltinho. O Vereador explicou que com o passar do tempo, a água da chuva provocou o surgimento de uma enorme valeta, impossibilitando o acesso a sua propriedade. Salientar que com a colocação dos Tubos estará se resolvendo o problema e o mesmo terá novamente o acesso a sua propriedade sem transtorno algum.