Recentemente o Prefeito Jonas Fernando, acompanhado do Prefeito de Horizontina, Jones Cunha, esteve eu audiência com o Secretário de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul, reivindicando um aumento no efetivo da Brigada Militar para atender os municípios de Tucunduva, Horizontina, Dr. Mauricio Cardoso e Novo Machado. Para comprovar esta necessidade, o Prefeito levou até o Secretário alguns dados estatísticos referentes a ocorrências de delitos no município. Entre os dados apresentados pelo Prefeito, um deles chamou a atenção pelo número elevado de ocorrências. Trata-se de ações de violência contra a mulher. Somente em 2023 foram 18 ocorrências relatadas a Polícia por mulheres que sofreram abusos ou violência.
O Promotor Público de Tucunduva, Ronaldo de Almeida Arbo, explica que o número de ocorrências pode ser ainda maior, uma vez que nem todas as mulheres vítimas de violência fazem boletim de ocorrência. O Promotor confirma que grande parte das audiências de custódias realizadas em Tucunduva tem como origem a violência contra mulheres, na maioria das vezes praticadas dentro da própria casa da vítima.
A violência contra a mulher é todo ato lesivo que resulte em dano físico, psicológico, sexual, patrimonial, que tenha por motivação principal o gênero, ou seja, é praticado contra mulheres expressamente pelo fato de serem mulheres. A violência contra a mulher pode ser praticada no âmbito da vida privada em ações individuais, exemplos disso são o assédio, a violência doméstica, o estupro, feminicídio e até mesmo a violência obstétrica.