23.9°C Tuparendi

Tradicional Alambique de Novo Machado aposta na produção de bananas e bebidas derivadas da aguardente

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
bananas 5

Há alguns meses o assessor de imprensa da Prefeitura de Novo Machado  publicou  algumas informações sobre a produção de cachaça no Alambique da Família Schmidt com sede na localidade de  Esquina Barra Funda/Barra Fundinha, interior de Novo Machado.

O Alambique da Família Schmidt, com sede na localidade de Barra Funda, interior de Novo Machado,  é um dos mais tradicionais, prestigiados  e antigos da região, e agora além  da produção artesanal da bebida, o empresário e produtor rural  Dirceu Schmidt, que atualmente está a frente da empresa, e que continua  seguindo uma tradição familiar de muitos anos , comemora o sucesso da  produção de  Bananas em sua propriedade, fruta que  além de abastecer às gôndolas dos supermercados,  também pode ser usada para fazer uma cachaça extremamente saborosa.

Este ano a família toda está celebrando um fato raro na história desde o plantio até a colheita da fruta. A produção, que sempre foi muito boa na propriedade, em 2024 aumentou consideravelmente  o tamanho  dos cachos, aproximando-se alguns deles de  quase 1,90m, com mais de 90 quilos e 21 pencas de bananas.

Dirceu disse que não há nenhum trabalho específico para crescerem estes cachos gigantes. Segundo ele, existe apenas o planejamento sobre o plantio e colheita em um ano. Questionado sobre   a variedade que está sendo cultivada, ele não soube dizer ao certo, afirmando ser  “um tipo de banana cultivada pela  Família Schmidt, há décadas, e que sua geração tem dado a sequência para rabalhar com o plantio e colheita da fruta”.

“Realizei algumas pesquisas e descobri que um cacho de banana normal dá de 12 a 15 pencas. O tamanho é em torno de 1,50 metro e o peso de 50 ou 60 quilos, em média”, contou ele, que aparece nas imagens realizando a colheita, ainda segundo ele em alguns momentos precisaram fazer 4 viagens com o carrinho de transporte para recolher todas as pencas de apenas um cacho.

Sobre o andamento da produção da cachaça neste ano de 2024, Dirceu contou o seguinte: “A elaboração de nossa cachaça é pelo processo artesanal, com corte de cana manual e  além disso, para aqueles que apreciam uma boa cachaça, surgiu a ideia de partir para uma nova produção. Sempre manteremos também a tradicional, nós sabemos que essa bebida genuinamente brasileira e Novomachadense é paixão de nós proprietários e de nossos consumidores”, afirma ele.

“Tem novidades de bananas, de licores e cachaça chegando ainda esta semana. Vem modernidade com qualidade de coloração, baixa acidez, paladar, toques especiais, aromas, graduação alcoólica de porcentagem excelente, sempre obtida do coração da destilação e posteriormente armazenada por  meses em Barris de Carvalho Europeu, entre outros, para ser envasada. Nossos clientes irão conferir novas bebidas aromáticas, suaves e aveludadas”, pontua Schmidt.

Por Tiarles Almeida

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket