21.59°C Tuparendi

Tribunal de Contas emite parecer desfavorável às contas do ex-prefeito Paulo

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
DSCF6976

O Tribunal de Conta do Estado do Rio Grande do Sul já comunicou a Câmara de Vereadores de Tucunduva, que emitiu Parecer desfavorável a aprovação das contas do ex-prefeito Paulo Roberto Schwerz (MDB), no exercício de 2016, por “insuficiência financeira”.  Paulo encerrou o mandato com um montante de R$ 275.308,68, de déficit, ou “restos a pagar”.  Na decisão o relator apontou a situação como “grave”: “Quando se toma a inexistência financeira ao final do exercício de 2012/2016, demonstrando a ocorrência de desequilíbrio financeiro durante a gestão”, aponta o Tribunal. No relatório emitido pelo TCE, consta que houve déficit em todos os anos do Governo Paulo,  chegando a R$ 488.982,34 no ano de 2015.

O ex-prefeito chegou a recorrer junto ao TCE tentando reverter a situação. Entre as alegações apresentadas pelos advogados de Paulo, está a de que a insuficiência financeira é ínfima em relação a receita liquida do município, na ordem de menos de 2%.  Alegou também que não houve recursos dispendido em desvio de finalidade, além de declarar que todas as demais normas atinentes a Lei de Responsabilidade Fiscal foram atendidas, bem como os índices mínimos de aplicação em educação e saúde.  O ex-prefeito também afirmou que tomou medidas para sanar o desequilíbrio nas contas, ressaltando a redução no déficit entre os anos de 2015 e 2016. Ao TCE Paulo alegou que “a insuficiência financeira decorreu de circunstâncias que não são de sua responsabilidade”, como a redução de receitas de transferências. Alegou ainda que a União e o Estado não cumpriram com suas obrigações constitucionais com o município e que houve e necessidade de arcar com gastos decorrentes de programas cujos repasses não se concretizaram no prazo previsto.

O Tribunal não acatou as alegações do ex-prefeito, fazendo  contrapontos  às justificativas e manteve a decisão desfavorável a aprovação das contas de Paulo.   Agora este Parecer será analisado pela Câmara de Vereadores, que irá votar se mantém a decisão do Tribunal de Contas ou veta.  Tem sido praxe o Plenário votar de acordo com o Tribunal,  mas esta situação de “Parecer desfavorável a aprovação das contas” de um prefeito é rara, e não encontramos nenhum registro nos últimos 20 anos em Tucunduva.  Para derrubar o Parecer serão necessários 2/3 dos votos, ou seja,  serão necessários que 6 Vereadores votem contrário ao Parecer do TCE.  Se não for assim,  as contas do ex-prefeito Paulo serão consideradas como “não aprovadas”, tornando-o inelegível por 8 anos. O fato não gera outras consequências jurídicas ao gestor por não se tratar de julgamento por improbidade administrativa,  que gera consequência mais graves.

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket