36.36°C Tuparendi

Nair Carpenedo: “Os livros e a sua importância”

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
9b3437a3-89eb-43a8-b209-946013bc3142

*Por Nair Carpenedo

A Biblioteca Pública é um referencial no desenvolvimento de um município. É uma ferramenta de crescimento social.

Se a Biblioteca Pública do seu município está parecendo um precário depósito de livros, um espaço frio e com aspecto de abandono, cada vez menos frequentado por leitores, é porque algo de muito grave está acontecendo na sua região.

Quando não há constantes incentivos por parte da família, das escolas, da comunidade, do poder público (legislativo e executivo), em relação a estas instituições, que constituem indicativos de cultura e educação, o empobrecimento humano e social emerge, ali se instala e cresce mais e mais.

O hábito da leitura desempenha uma importante função na vida da pessoa. Por essa razão, durante toda a minha jornada de professora, o dia 29 de outubro foi motivo de festividade na escola onde eu trabalhava. Os preparativos para o grande dia começavam já no início de outubro e durante o mês inteiro a importância do livro estava, diariamente em pauta. Através de projetos elaborados com antecedência, desenvolvíamos rodas da leitura, fichas de leitura, palestras sobre os livros, contação de histórias, músicas, desenhos, pinturas, produção textual e tantas outras atividades relacionadas ao livro. Como culminância do projeto acontecia a exposição dos trabalhos produzidos pelos alunos e várias outras atividades festivas. É preciso ressaltar ainda que os livros eram trabalhados sempre, em todos os meses do ano, em todos os dias letivos do ano.

Sou leitora há muitos anos e através da minha própria experiência, sei falar sobre a importância dos livros para a vida. Sem sentir medo de estar cometendo algum equívoco, amparada pelos preâmbulos da verdade, afirmo: ‘Dentro dos livros há tantas viagens incríveis esperando por você. Com eles nos divertimos, conhecemos muitos lugares e acima de tudo, aprendemos a ler o mundo com um novo olhar. Também aprendemos a escrever as nossas histórias com maior esmero, satisfação, profundidade, complexidade, alegria e perfeição. Aquele que não lê, ainda que já fora um dia alfabetizado, acaba desaprendendo a escrita. Através da leitura desenvolvemos a criatividade, o olhar crítico, o enriquecimento do vocabulário e a capacidade interpretativa. O livro é uma agradável e ampla fonte de informação, oferece aprendizagens múltiplas e está ao alcance de todas as pessoas do mundo…’

Como exímia leitora que sou, deixo ainda alguns pressupostos, os quais considero importantes na formação de leitores e para o incentivo ao hábito da leitura: ‘Queres aprender muito? Então seja um leitor. Queres aprender a escrever? Então seja um leitor. Queres ter mais saúde mental? Então seja um leitor. Queres melhorar a memória? Então seja um leitor. Queres te tornar um grande intelectual? Então seja um leitor. Queres ser um escritor? Então seja um leitor. Queres alcançar a sabedoria? Então seja um leitor. Queres ter longevidade com mais saúde? Então seja um leitor. Queres fazer um grande investimento na tua vida pessoal e profissional? Então seja um leitor…’

Sejamos nós todos os grandes incentivadores da literatura para que no mundo haja cada vez mais pessoas que são apaixonadas pelos livros. Os livros transformam as pessoas, tornando-as mais instruídas, conscientes e felizes. E, consequentemente, essas pessoas transformam o mundo num lugar melhor para todos.

 Referência: texto originalmente publicado no portal da Alenrio alenrio.org.br.

*Sobre a autora:

Nair Carpenedo é professora e escritora. Trabalhou em escolas públicas nos municípios de Tucunduva e de Novo Machado, no Rio Grande do Sul. Promove o hábito da leitura por meio da contação de histórias. É autora das obras: Casinha de Brinquedo; História da Localidade de Esquina Água Fria; Experiências em Educação Ambiental; Um Tesouro Escondido no Armário; Retratos da Natureza Subtropical; Um Sonho Dentro de Um Sonho e Retratos de Mariana. É membro fundadora da cadeira nº 9 e Coordenadora de Literatura da Academia de Letras do Noroeste do Rio Grande do Sul.

 

COMPARTILHE

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter

últimas notícias

veja também

Leave A Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Shopping Basket